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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

NIEROTKA, Rosileia Lucia  e  BONAMINO, Alicia Maria Catalano de. Conclusão de curso no ensino superior: um olhar sobre ingressantes das camadas populares na Universidade Federal da Fronteira Sul. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2023, vol.104, e5224.  Epub 28-Mar-2023. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5224.

O objetivo deste trabalho é analisar os efeitos de características socioeconômicas e raciais de estudantes e de aspectos institucionais na conclusão de curso superior, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Essa temática se insere no debate sobre desigualdade de oportunidades no ensino superior, considerando as políticas recentes de maior inclusão social, como a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas). Assim, foi estudada uma coorte de ingressantes na UFFS e características relacionadas à conclusão de curso com base em dados quantitativos obtidos na UFFS e no Inep (Enem e Censo da Educação Superior), e por meio de análise descritiva e multivariada. Os principais achados mostraram que: homens, especialmente negros, apresentaram menores chances de conclusão em relação às mulheres brancas; estudantes da área rural apresentam mais chances de conclusão de curso em relação aos da área urbana; e políticas de apoio social e atividades extracurriculares possuem efeitos positivos na conclusão dos cursos. O desempenho na nota de redação do Enem também se mostrou um fator relevante na conclusão do curso. O estudo destaca a importância das ações afirmativas para o acesso das camadas populares ao ensino superior público e das políticas de permanência na conclusão do curso.

Palavras-chave : ensino superior; desigualdades socioeducacionais; conclusão de curso; UFFS.

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