SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.104Higher education course completion: a look at newcomers from the lower classes at the Federal University of Fronteira SulPreschool adaptation of children with autism: strategies based on Applied Behavior Analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

SILVA, Maria Cristina Mesquita da; GUILHERME, Alexandre Anselmo  and  BRITO, Renato de Oliveira. A Base Nacional de Formação Docente e o curso de Pedagogia: cenários e perspectivas da formação inicial de pedagogos no Brasil. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2023, vol.104, e5273.  Epub Apr 17, 2023. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104i.5273.

Este trabalho propõe reflexões acerca da atual legislação instituinte da Base Nacional de Formação Docente - BNC-Formação e suas implicações para a Pedagogia no Brasil. Verificam-se dispositivos que convergem para novos modelos organizativos desse que é o mais numeroso curso voltado à formação docente no País, tanto em termos de ofertas quanto de matrículas. Delineia-se um breve histórico sobre a oferta da Pedagogia no Brasil até a evolução para o modelo vigente e atual cenário. São analisados trabalhos de autores que debatem sobre a relevância da formação em Pedagogia e suas contribuições para a melhoria do cenário da educação nacional, com a intenção de, com base em ponderações, destacar teorias críticas e percepções quanto ao papel do pedagogo. Por fim, o texto encaminha-se para alternativas, dentro do contexto normativo, para que a Pedagogia se firme como uma formação relevante e indispensável para a educação nacional.

Keywords : formação docente; BNC-Formação; Pedagogia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )