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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

SILVA, Maria Cristina Mesquita da; GUILHERME, Alexandre Anselmo  e  BRITO, Renato de Oliveira. A Base Nacional de Formação Docente e o curso de Pedagogia: cenários e perspectivas da formação inicial de pedagogos no Brasil. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2023, vol.104, e5273.  Epub 17-Abr-2023. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104i.5273.

Este trabalho propõe reflexões acerca da atual legislação instituinte da Base Nacional de Formação Docente - BNC-Formação e suas implicações para a Pedagogia no Brasil. Verificam-se dispositivos que convergem para novos modelos organizativos desse que é o mais numeroso curso voltado à formação docente no País, tanto em termos de ofertas quanto de matrículas. Delineia-se um breve histórico sobre a oferta da Pedagogia no Brasil até a evolução para o modelo vigente e atual cenário. São analisados trabalhos de autores que debatem sobre a relevância da formação em Pedagogia e suas contribuições para a melhoria do cenário da educação nacional, com a intenção de, com base em ponderações, destacar teorias críticas e percepções quanto ao papel do pedagogo. Por fim, o texto encaminha-se para alternativas, dentro do contexto normativo, para que a Pedagogia se firme como uma formação relevante e indispensável para a educação nacional.

Palavras-chave : formação docente; BNC-Formação; Pedagogia.

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