SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.104The National Teacher Training Base and the Pedagogy course: scenarios and perspectives of the initial training of pedagogues in BrazilThe translations and recontextualizations of the BNCC and the Rio Grande do Sul Curricular Reference in the early years of elementary school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

MARTINS, Juliana dos Santos  and  CAMARGO, Síglia Pimentel Höher. A adaptação de crianças com autismo na pré-escola: estratégias fundamentadas na Análise do Comportamento Aplicada. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2023, vol.104, e5014.  Epub Apr 17, 2023. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5014.

O objetivo do estudo foi analisar se uma intervenção ancorada em estratégias da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) pode facilitar o processo de adaptação escolar de crianças com autismo. Os participantes do estudo foram três crianças com autismo, matriculadas em turmas de pré-escolas do município de Pelotas e suas respectivas professoras. A metodologia empregada foi uma pesquisa de caso único, por meio de um delineamento de bases múltiplas entre participantes, cuja coleta de dados ocorreu em duas fases (A e B). Implementou-se uma intervenção baseada em estratégias da ABA, de acordo com as características de cada aluno e com as atividades de cada turma. Os dados coletados se referem a três variáveis: tempo de participação nas atividades, tempo fora das atividades em que os alunos permaneceram engajados em comportamentos disruptivos e frequência de interação com os pares e professores. Os resultados apresentam um aumento estatisticamente significativo na participação e interação de todos os integrantes, e uma redução na emissão de comportamentos disruptivos, que os mantinham fora das atividades. Entende-se como necessários estudos futuros que abordem a temática da adaptação escolar e o uso de estratégias comportamentais para facilitar esse processo com um número maior de participantes e com acompanhamento mais intensivo.

Keywords : adaptação escolar; autismo; intervenção pedagógica; análise do comportamento aplicada.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )