SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.104La Base Nacional de Formación Docente y el curso de Pedagogía: escenarios y perspectivas de la formación inicial de pedagogos en BrasilLas traducciones y recontextualizaciones de la BNCC y el Referencial Curricular Gaucho en los primeros años de la Educación Primaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

MARTINS, Juliana dos Santos  y  CAMARGO, Síglia Pimentel Höher. A adaptação de crianças com autismo na pré-escola: estratégias fundamentadas na Análise do Comportamento Aplicada. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2023, vol.104, e5014.  Epub 17-Abr-2023. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5014.

O objetivo do estudo foi analisar se uma intervenção ancorada em estratégias da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) pode facilitar o processo de adaptação escolar de crianças com autismo. Os participantes do estudo foram três crianças com autismo, matriculadas em turmas de pré-escolas do município de Pelotas e suas respectivas professoras. A metodologia empregada foi uma pesquisa de caso único, por meio de um delineamento de bases múltiplas entre participantes, cuja coleta de dados ocorreu em duas fases (A e B). Implementou-se uma intervenção baseada em estratégias da ABA, de acordo com as características de cada aluno e com as atividades de cada turma. Os dados coletados se referem a três variáveis: tempo de participação nas atividades, tempo fora das atividades em que os alunos permaneceram engajados em comportamentos disruptivos e frequência de interação com os pares e professores. Os resultados apresentam um aumento estatisticamente significativo na participação e interação de todos os integrantes, e uma redução na emissão de comportamentos disruptivos, que os mantinham fora das atividades. Entende-se como necessários estudos futuros que abordem a temática da adaptação escolar e o uso de estratégias comportamentais para facilitar esse processo com um número maior de participantes e com acompanhamento mais intensivo.

Palabras clave : adaptação escolar; autismo; intervenção pedagógica; análise do comportamento aplicada.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )