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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

SARAIVA, Karla; LAUX, Gabriel  y  CUNHA, Dinara Vieira da. Cidadania na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1944-1964). R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2023, vol.104, e5352.  Epub 27-Abr-2023. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5352.

A noção de cidadania se encontra inextricavelmente associada à educação escolar, embora com significados cambiantes. Este artigo tem por objetivo mostrar como foi significada a cidadania na RBEP no período entre 1944, ano de sua fundação, e 1964, tomando como principais referências os trabalhos de Marshall e de Westheimer e Kahne. Com base na produção de dados extraídos da revista, foram construídos três focos analíticos: a educação produzindo cidadania; o cidadão a serviço da nação; e o cidadão como sujeito de direitos. As análises mostraram que a noção de cidadania presente na RBEP, nesse período, deve ser desenvolvida pela escola e é condição para o desenvolvimento da nação. Os cidadãos precisam viver de modo harmonioso, sem lutas, mas colaborando para a promoção da igualdade. Essa igualdade de condições é um direito, bem como a educação, o direito à participação política e os direitos individuais.

Palabras clave : cidadania; democracia; educação; RBEP.

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