SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.104We have projects and we have the police: school principals’ perspectives on violence prevention strategies in the school contextIndigenous schoolchildren with disabilities in Brazil: an analysis from the School Census on Basic Education (2010, 2015 and 2020) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

OLIVEIRA, Hevelym Silva de; NOZU, Washington Cesar Shoiti  and  REBELO, Andressa Santos. Permanência de estudantes com deficiência em universidades federais do Centro-Oeste brasileiro durante a pandemia de covid-19. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2023, vol.104, e5451.  Epub June 29, 2023. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5451.

Neste artigo, objetiva-se explorar as ações adotadas por universidades federais do Centro-Oeste brasileiro, para a permanência de estudantes com deficiência durante a pandemia de covid-19. Com uma abordagem qualitativa, de viés exploratório, o estudo obteve, por conveniência, quatro amostras analíticas, mediante entrevistas semiestruturadas com quatro participantes vinculados aos núcleos/setores dessas universidades. Por meio de análise temática, foram constituídos quatro eixos analíticos: financiamento; acessibilidade tecnológica; suporte pedagógico e psicológico; e desafios durante e após a pandemia. Os resultados mostraram dificuldades e esforços das universidades com os três primeiros fatores. Os desafios durante e pós-pandemia dizem respeito à conectividade com a internet, ao isolamento social e pedagógico, às práticas educativas inclusivas, ao retorno das atividades presenciais e ao enfrentamento de barreiras atitudinais.

Keywords : pessoa com deficiência; educação superior; educação inclusiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )