SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.104Indigenous schoolchildren with disabilities in Brazil: an analysis from the School Census on Basic Education (2010, 2015 and 2020)Practice analysis as a device in the training of literacy teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

GOMES, Yasmin Leon; PEDROSO, Daniele Saheb; RODRIGUES, Daniela Gureski  and  LELIS, Diego Andrade de Jesus. Abordagens pedagógicas em Educação Ambiental: uma revisão sistemática. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2023, vol.104, e5221.  Epub July 14, 2023. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5221.

Com o objetivo de analisar as concepções e abordagens pedagógicas da educação ambiental (EA), foi realizada uma revisão sistemática nos artigos da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) entre os anos de 2010 e 2020. A revisão apresenta 11 artigos, analisados com base na operacionalização de Minayo (1999). As categorias a priori se constituem em concepções tradicionais e inovadoras de EA, utilizando como critério de classificação os indicadores elaborados mediante o cruzamento das abordagens do ensino de Mizukami (1986), dos paradigmas educacionais de Behrens (2013) e das correntes de EA de Sauvé (2005). Os resultados demonstram o predomínio da concepção inovadora, sobretudo pelo fato de a maioria dos trabalhos ter sido publicada após o ano de 2015. A diferença temporal é outro fator a considerar: apenas um trabalho incluído na categoria das concepções tradicionais foi publicado nos últimos cinco anos. Acredita-se que os resultados possam contribuir para a ampliação do debate quanto à importante relação entre a abordagem pedagógica e as características da EA na prática docente.

Keywords : revisão sistemática; educação ambiental; abordagem pedagógica; prática docente; meio ambiente..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )