SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.104Emergency Remote Education in a context of crisis brought on by the Covid-19 pandemic: experiences of basic education teachers in AlagoasDidactic and pedagogical training of professors of legal education: analyzing the perceptions of professors regarding the teaching internship experienced within the scope of stricto sensu postgraduate Law programs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

SOUZA, Letícia Oliveira  and  CRUZ, Giseli Barreto da. Pedagogas iniciantes e a multidisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2023, vol.104, e5565.  Epub Sep 12, 2023. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.5565.

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a inserção profissional de professoras que atuam com a multidisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental. Ainda, objetiva compreender como professoras licenciadas em pedagogia e em situação de inserção profissional em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental mobilizam os saberes profissionais para atender às especificidades da docência multidisciplinar. Metodologicamente, orientou-se pela pesquisa com narrativa, por meio de entrevistas com sete professoras licenciadas em pedagogia. As narrativas, postas em diálogo teórico com Cruz, Farias e Hobold, Cochran-Smith, Pugas e Shulman, possibilitaram constatar que: i) a inserção das professoras enfrenta dificuldades de diferentes ordens ; ii) o acolhimento ao iniciante é uma prática negligenciada; iii) o contexto institucional somado à gravidade da pandemia de covid-19 tensionaram a docência das iniciantes; iv) o tratamento do conteúdo representa o fator de maior dificuldade para o ensino multidisciplinar na organização do trabalho pedagógico; v) o uso dos livros didáticos e das apostilas mostra-se basilar para a docência; e vi) a interdisciplinaridade aparece como caminho pedagógico.

Keywords : inserção profissional docente; pedagogos iniciantes; ensino multidisciplinar; saberes profissionais; pesquisa narrativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )