SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.104La Enseñanza Remota de Emergencia en un contexto de crisis provocada por COVID-19: experiencias de profesores de educación básica en AlagoasLa formación didáctico-pedagógica de los profesores de la educación jurídica: análisis de las percepciones de los profesores acerca de la práctica docente vivida en el ámbito del posgrado en Derecho stricto sensu índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

SOUZA, Letícia Oliveira  y  CRUZ, Giseli Barreto da. Pedagogas iniciantes e a multidisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2023, vol.104, e5565.  Epub 12-Sep-2023. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.5565.

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a inserção profissional de professoras que atuam com a multidisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental. Ainda, objetiva compreender como professoras licenciadas em pedagogia e em situação de inserção profissional em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental mobilizam os saberes profissionais para atender às especificidades da docência multidisciplinar. Metodologicamente, orientou-se pela pesquisa com narrativa, por meio de entrevistas com sete professoras licenciadas em pedagogia. As narrativas, postas em diálogo teórico com Cruz, Farias e Hobold, Cochran-Smith, Pugas e Shulman, possibilitaram constatar que: i) a inserção das professoras enfrenta dificuldades de diferentes ordens ; ii) o acolhimento ao iniciante é uma prática negligenciada; iii) o contexto institucional somado à gravidade da pandemia de covid-19 tensionaram a docência das iniciantes; iv) o tratamento do conteúdo representa o fator de maior dificuldade para o ensino multidisciplinar na organização do trabalho pedagógico; v) o uso dos livros didáticos e das apostilas mostra-se basilar para a docência; e vi) a interdisciplinaridade aparece como caminho pedagógico.

Palabras clave : inserção profissional docente; pedagogos iniciantes; ensino multidisciplinar; saberes profissionais; pesquisa narrativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )