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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

BARTOCHAK, Ântony Vinícius  e  SANFELICE, Gustavo Roese. Impactos da política pública do Pibid nas trajetórias formativas de ex-bolsistas: uma revisão de literatura. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2023, vol.104, e5597.  Epub 27-Out-2023. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5597.

Este estudo tem como objetivo averiguar os impactos da política pública do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) em prol das trajetórias formativas de ex-bolsistas. Utilizou-se como metodologia a pesquisa descritiva de revisão integrativa da literatura, com abordagem qualitativa, realizada nas bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Analisando-se os dados, verificou-se que foram desenvolvidas poucas teses e dissertações em relação aos impactos das trajetórias formativas dos ex-bolsistas depois de terem passado pelo Pibid. Concluiu-se que o Programa impulsionou o ingresso dos ex-bolsistas em cursos de pós-graduação, possibilitou a transição de aluno a professor, influenciou na decisão de continuarem na docência, proporcionou os ciclos reflexivos de planejamento, execução de planos de aulas, condução e postura diante de suas práticas pedagógicas e construção da autonomia e da identidade como docentes. Entretanto, observou-se que a realidade escolar se mostra diferente da atuação que os ex-bolsistas vivenciaram no Pibid, em alguns casos, sendo extremamente difícil o diálogo com outros docentes sobre a inserção e a atuação profissional. Além disso, o Programa nem sempre encaminha os sujeitos para a docência na educação básica, visto que as políticas de valorização do magistério ainda não modificaram a atratividade da carreira docente.

Palavras-chave : Pibid; iniciação à docência; políticas públicas em educação; aluno bolsista.

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