SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.104Dilemas y contradicciones de las Directrices Curriculares Nacionales y Base Nacional Común para la Formación Inicial de Profesores de Educación BásicaEntre historias incorporadas y cosificadas: un estudio comparativo de textos/documentos curriculares locales (2018 y 2019) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

OLIVEIRA, Neiva Afonso; SOLER, Leonor Gularte  y  PROTASIO, Alexandre Reinaldo. Lógica pedagógica e pensamento reflexivo com base em John Dewey e Paulo Freire: uma mesma epistemologia, diferentes perspectivas ético-políticas. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2023, vol.104, e5728.  Epub 23-Nov-2023. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5728.

O artigo descreve possíveis interlocuções entre as pedagogias de John Dewey e Paulo Freire, por meio do viés epistemológico que as duas propostas apresentam. A curiosidade, nos dois autores, é impulso inicial para o conhecimento, com desdobramentos para o pensamento reflexivo e a lógica pedagógica. O encontro epistêmico entre a realidade objetiva e os sujeitos do conhecimento, juntamente com a crítica ao tradicionalismo em educação, é basilar no pensamento dos dois. Nas seções intituladas Pensamento e reflexão em John Dewey e A curiosidade epistemológica em Paulo Freire, apresentamos os argumentos principais relativos às epistemologias deweyana e freiriana para concluir que estão dentro de um viés antropológico bastante aproximado, mas diferem na perspectiva político-pedagógica.

Palabras clave : John Dewey; Paulo Freire; pensamento reflexivo; lógica pedagógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )