SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.104Lógica pedagógica y pensamiento reflexivo basado en John Dewey y Paulo Freire: una misma epistemología, diferentes perspectivas ético-políticas"Es que conozco uno diferente, que vuela más": la construcción de juguetes como técnica de investigación con niños índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

SILVA, Fabiany de Cássia Tavares  y  FERNANDES, Christiane Caetano Martins. Entre histórias incorporadas e reificadas: estudo comparado de textos/documentos curriculares locais (2018 e 2019). R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2023, vol.104, e5670.  Epub 22-Dic-2023. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5670.

Neste artigo, apreendemos e comparamos a existência de histórias incorporadas/individuais ou reificadas/coletivas (Silva, 2021) em textos/documentos curriculares locais, na região Centro-Oeste, especificamente aqueles das redes estaduais de ensino de Mato Grosso do Sul (2019) e Mato Grosso (2018a, 2018b) para os anos iniciais do ensino fundamental. Essas publicações ocorreram após a homologação da Base Nacional Comum Curricular e indiciam, nas prescrições delineadas na parte diversificada, significações no contexto da produção de texto. Para as análises, orientamo-nos (praxiologicamente) não apenas sobre o sistema de relações curriculares objetivas, mas também sobre as relações dialéticas e as disposições estruturadas acerca das relações regionalizadas/municipalizadas entre a educação, a escola, a cultura e a sociedade. Dessa forma, partimos do pressuposto de que, na condição relacional, os currículos se aproximam de esquemas normativos, para os quais os agentes não obedecem às regras (permanência das histórias reificadas) sem elaborar suas estratégias (illusio de histórias incorporadas).

Palabras clave : currículo do tempo presente; estudo comparado; textos/documentos curriculares locais; histórias incorporadas e reificadas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )