SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.104Between incorporated and reified stories: a comparative study of local curriculum texts/documents (2018 and 2019)Reflections on the organizational identify of Brazilian universities in their mission statements author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

FERREIRA, Flávia Martinelli  and  WIGGERS, Ingrid Dittrich. "É que eu sei um diferente, que voa mais":a construção de brinquedos como técnica de pesquisa com crianças. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2023, vol.104, e5712.  Epub Dec 22, 2023. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5712.

O presente artigo é proveniente de tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília. O trabalho articula questões metodológicas e de entrada no campo por meio de etnografia realizada com crianças de 6 anos de uma turma do 1º ano do ensino fundamental e tem como objetivo apresentar e discutir técnicas de pesquisa específicas, como a construção de brinquedos. O texto é uma soma de três partes: o tópico inicial versa sobre a entrada no campo, referindo-se aos primeiros meses do campo de uma pesquisa que durou um ano letivo; o segundo narra as técnicas de pesquisa previstas e, especialmente, a técnica de construção de brinquedos, que surge em interação com as crianças e contribuiu sobremaneira com a etnografia empreendida; por fim, amplia-se o debate com a literatura especializada para demonstrar que as pesquisas envolvendo crianças exigem a produção de técnicas e análises particulares. Sendo assim, o artigo pretende arraigar-se em debates mais profundos acerca da pesquisa com crianças no campo dos estudos da infância.

Keywords : etnografia; crianças; técnicas de pesquisa..

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )