SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.104Entre historias incorporadas y cosificadas: un estudio comparativo de textos/documentos curriculares locales (2018 y 2019)Reflejos de la identidad organizacional de las universidades brasileñas en sus declaraciones de misión índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

FERREIRA, Flávia Martinelli  y  WIGGERS, Ingrid Dittrich. "É que eu sei um diferente, que voa mais":a construção de brinquedos como técnica de pesquisa com crianças. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2023, vol.104, e5712.  Epub 22-Dic-2023. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5712.

O presente artigo é proveniente de tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília. O trabalho articula questões metodológicas e de entrada no campo por meio de etnografia realizada com crianças de 6 anos de uma turma do 1º ano do ensino fundamental e tem como objetivo apresentar e discutir técnicas de pesquisa específicas, como a construção de brinquedos. O texto é uma soma de três partes: o tópico inicial versa sobre a entrada no campo, referindo-se aos primeiros meses do campo de uma pesquisa que durou um ano letivo; o segundo narra as técnicas de pesquisa previstas e, especialmente, a técnica de construção de brinquedos, que surge em interação com as crianças e contribuiu sobremaneira com a etnografia empreendida; por fim, amplia-se o debate com a literatura especializada para demonstrar que as pesquisas envolvendo crianças exigem a produção de técnicas e análises particulares. Sendo assim, o artigo pretende arraigar-se em debates mais profundos acerca da pesquisa com crianças no campo dos estudos da infância.

Palabras clave : etnografia; crianças; técnicas de pesquisa..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )