SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.104Entre histórias incorporadas e reificadas: estudo comparado de textos/documentos curriculares locais (2018 e 2019)Reflexos da identidade organizacional das universidades brasileiras em suas declarações de missão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

FERREIRA, Flávia Martinelli  e  WIGGERS, Ingrid Dittrich. "É que eu sei um diferente, que voa mais":a construção de brinquedos como técnica de pesquisa com crianças. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2023, vol.104, e5712.  Epub 22-Dez-2023. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5712.

O presente artigo é proveniente de tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília. O trabalho articula questões metodológicas e de entrada no campo por meio de etnografia realizada com crianças de 6 anos de uma turma do 1º ano do ensino fundamental e tem como objetivo apresentar e discutir técnicas de pesquisa específicas, como a construção de brinquedos. O texto é uma soma de três partes: o tópico inicial versa sobre a entrada no campo, referindo-se aos primeiros meses do campo de uma pesquisa que durou um ano letivo; o segundo narra as técnicas de pesquisa previstas e, especialmente, a técnica de construção de brinquedos, que surge em interação com as crianças e contribuiu sobremaneira com a etnografia empreendida; por fim, amplia-se o debate com a literatura especializada para demonstrar que as pesquisas envolvendo crianças exigem a produção de técnicas e análises particulares. Sendo assim, o artigo pretende arraigar-se em debates mais profundos acerca da pesquisa com crianças no campo dos estudos da infância.

Palavras-chave : etnografia; crianças; técnicas de pesquisa..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )