SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.104"I know a different one, that flies farther": building toys as a research technique with childrenDevelopmental Coordination Disorder: adolescents’ school performance from teachers’ perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

LIMA, Marcos Antonio Martins; SIMOES, Lincon Rodrigues Dias  and  SILVA, Francisco Lindomar de Lima. Reflexos da identidade organizacional das universidades brasileiras em suas declarações de missão. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2023, vol.104, e5529.  Epub Dec 22, 2023. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5529.

Este artigo investigou se as características institucionais das universidades brasileiras estão refletidas em suas declarações de missão. Com suporte em técnicas de linguística de corpus, foram identificados os termos mais frequentes e suas coocorrências, assim como foram realizadas pesquisas de palavras-chaves em contexto, usando a ferramenta Voyant Tools. Os resultados revelaram diferenças entre universidades públicas e privadas, com as primeiras enfatizando compromisso com a cidadania e o desenvolvimento social e sustentável, e as últimas conferindo maior destaque à formação profissional. Em média, a declaração de missão das universidades privadas é menor, mas possui maior diversidade lexical. Nas universidades públicas, há menos referência a valores corporativos, como o empreendedorismo. Esses resultados corroboram os de estudos realizados em outros países. Nas declarações de missão das universidades brasileiras, entretanto, há menos menções à internacionalização e à pesquisa, em comparação às estrangeiras.

Keywords : declaração de missão; identidade organizacional; linguística de corpus; missão da universidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )