SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.104Reflections on the organizational identify of Brazilian universities in their mission statementsContinuing education from the perspective of inclusion through research and extension: mediating roles between theory and practice in establishing study-reflection groups author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

MAIA, Samia Darcila Barros; SOUZA, Cleverton José Farias de; FREUDENHEIM, Andrea Michele  and  FERREIRA, Lúcio Fernandes. Transtorno do desenvolvimento da coordenação: o desempenho escolar de adolescentes sob a percepção docente. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2023, vol.104, e5690.  Epub Dec 22, 2023. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5690.

O transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) representa sério comprometimento na coordenação motora, que afeta negativamente as atividades de vida escolar. O desconhecimento sobre esse transtorno pode contribuir para o abandono e a exclusão do aluno no ambiente escolar. Por meio de caracterização com abordagem qualitativa, este estudo busca conhecer as percepções de professores sobre adolescentes com provável transtorno do desenvolvimento da coordenação (pTDC). Como técnica de coleta, utilizamos a entrevista narrativa e a examinamos por meio da análise textual do discurso. Participaram 11 professores do ensino fundamental - anos finais, atuantes nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Educação Física, e oito adolescentes (quatro identificados com pTDC e quatro livres dessa condição). A investigação foi realizada em quatro escolas da rede estadual de ensino da cidade de Manaus, Amazonas. Os achados indicam que os professores percebem comportamentos, ações e atitudes relacionadas ao pTDC, mas não intervêm ou auxiliam os adolescentes de forma efetiva por desconhecerem o fenômeno e os fatores a ele associados.

Keywords : percepção docente; transtornos da habilidade motora; educação inclusiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )