SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.104Developmental Coordination Disorder: adolescents’ school performance from teachers’ perspectiveQuotaholders filling widely contested vacancies in federal universities: the concurrent competition in Sisu’s waitlists author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

ALMEIDA, Mariangela Lima de; SILVA, Nazareth Vidal da; FRANCA, Bárbara Rebecca Baumgartem  and  REIS, Marcela Lemos Leal. Formação continuada na perspectiva inclusiva pela via da pesquisa e extensão: as funções mediadoras da relação teoria e prática na constituição de grupos de estudo-reflexão. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2023, vol.104, e5699.  Epub Dec 20, 2023. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.5699.

A formação continuada na perspectiva inclusiva em articulação com a pesquisa e extensão é o objeto de análise deste estudo qualitativo. A necessidade de relações partindo da colaboração, estabelecidas entre universidade e sociedade/escola por meio da pesquisa e extensão, pode contribuir com a produção de conhecimentos que abarquem os contextos sociais. Assim, esta investigação visa analisar a possibilidade para formação continuada de profissionais da educação na perspectiva da inclusão escolar dos alunos público-alvo da educação especial, mediante a constituição de grupos de estudo-reflexão em parceria entre universidade e redes de ensino municipais. Os presentes dados vinculam-se a um grupo de pesquisa - registrado no Diretório de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - que, desde 2013, realiza pesquisa e extensão pela formação continuada na perspectiva inclusiva. Empregou-se como referencial teórico-metodológico a pesquisa-ação colaborativo-crítica, fundamentada na racionalidade comunicativa e em funções mediadoras da relação teoria e prática de Jürgen Habermas. Os grupos de estudo-reflexão em análise constituíram-se com gestores de educação especial e profissionais das redes de ensino, pesquisadores, professores e estudantes de uma universidade federal. Os dados indicam a possibilidade de desenvolver e implementar processos para formação continuada mediante o viés emancipatório, democraticamente, produzindo conhecimentos pela autorreflexão.

Keywords : formação continuada pela pesquisa e extensão; pesquisa-ação colaborativo-crítica; grupos de estudo-reflexão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )