SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.104Formación continua a partir de la perspectiva inclusiva por medio de la investigación y la extensión: las funciones mediadoras de la relación teoría y práctica en la constitución de grupos de estudio y reflexiónEl nivel socioeconómico y el desempeño de licenciados en Biología, Física, Matemáticas y Química en los contenidos de Historia y Filosofía de la Ciencia en Enade 2017 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

FIGUEIREDO, Mateus Silva. Cotistas preenchendo vagas de ampla concorrência em universidades federais: concorrência concomitante na lista de espera do Sisu. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2023, vol.104, e5598.  Epub 22-Dic-2023. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5598.

Universidades federais devem destinar ao menos 50% de suas vagas para estudantes egressos de escola pública, em virtude da Lei de Cotas, e estabelecer as regras de seus processos seletivos e suas ações afirmativas. Uma dessas regras consiste em definir se inscritos em modalidades de cotas com notas altas poderão preencher vagas de ampla concorrência, o que é chamado de concorrência concomitante e pode ocorrer a partir da segunda chamada de convocação. Os estudantes conhecem as regras para embasar suas decisões por meio dos editais; por isso, foram analisados os editais das 60 universidades federais que participaram do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021-1. A análise revelou que 27 universidades possuem edital explícito quanto a adotarem ou não concorrência concomitante; porém, 32 possuem edital vago ou omisso, o que dificulta uma escolha esclarecida pelo estudante. Também foram examinadas as chamadas das listas de espera para preenchimento das vagas. Observou-se que 22 universidades permitem a concorrência concomitante, 21 não permitem, adotando a concorrência em listas separadas, e 15 não puderam ser determinadas. Duas universidades foram consideradas casos atípicos. Este estudo revela a necessidade de melhorar os editais das universidades para aprimorar a transparência dos processos seletivos e aprofunda a discussão sobre a adoção ou não de concorrência concomitante pelas universidades e sobre o impacto dessa medida no ingresso de estudantes oriundos de escola pública ao ensino superior.

Palabras clave : sistema de cotas; reserva de vagas; acesso ao ensino superior; legislação federal de ensino.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )