SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.104Beneficiarios de cuotas ocupan vacantes de amplia competencia en universidades federales: concurrencia competitiva en la lista de espera del Sisu 2021Cómo ayudar a los docentes del magisterio superior a transformar metodologías pasivas en metodologías activas en la clase: la práctica de la Clínica de la Actividad Docente en foco índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

JUDENSNAIDER, Ivy  y  FIGUEIROA, Silvia F. de M.. O status socioeconômico e o desempenho de licenciandos em Biologia, Física, Matemática e Química nos conteúdos de História e Filosofia da Ciência no Enade 2017. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2023, vol.104, e5612.  Epub 22-Dic-2023. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5612.

Este artigo resulta de pesquisa de doutorado cujo objetivo foi identificar, com base na análise das provas de Licenciatura em Biologia, Física, Química e Matemática, as variáveis sociais que explicam o desempenho dos estudantes em itens com conteúdo de História e Filosofia da Ciência. Como premissa, assumimos que os itens propostos nas provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) poderiam ser indicadores relevantes dos conteúdos considerados importantes pelo Ministério da Educação para a formação de docentes nos cursos de Licenciatura em Biologia, Física, Química e Matemática, conforme alguns objetivos explicitados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A metodologia utilizou pesquisa documental e análise estatística das informações de 2017 do Banco de Microdados do Inep. Considerando que nossos testes mostraram que o desempenho dos alunos nos itens está associado a relações multivariadas entre as variáveis selecionadas (variáveis demográficas, socioeconômicas, categoria administrativa das instituições de ensino superior e mecanismos de acesso ao ensino superior), utilizamos a técnica multivariada Two Steps Clusters para criar uma nova variável com base na renda familiar e na escolaridade dos pais dos estudantes. Observamos que a condição socioeconômica e o background familiar dos alunos estão associados ao desempenho nos itens selecionados: quanto maior o nível socioeconômico, melhor o desempenho do aluno; em contrapartida, menos acertos se mostraram associados a status socioeconômicos menos elevados.

Palabras clave : Enade; História e Filosofia da Ciência; capital cultural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )