SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.104El nivel socioeconómico y el desempeño de licenciados en Biología, Física, Matemáticas y Química en los contenidos de Historia y Filosofía de la Ciencia en Enade 2017 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

LIMA, Anselmo; ALTHAUS, Dalvane; PARABOCZ, Cristiane Regina Budziak  y  TEIXEIRA, Sirlei Dias. Como ajudar professores do magistério superior a transformar metodologias passivas em metodologias ativas na sala de aula: a prática da Clínica da Atividade Docente em foco. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2023, vol.104, e5468.  Epub 12-Sep-2023. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.5468.

Este texto apresenta um relato de experiência em formação docente continuada na educação superior e tem por objetivo mostrar como ajudar professores a transformar metodologias passivas em metodologias ativas em sala de aula. As chamadas “metodologias ativas” estão em voga e talvez nunca se tenha exigido, recomendado ou esperado tanto quanto agora que os professores passem a “usá-las” ou “empregá-las” em suas salas de aula, para benefício dos alunos. Nesse sentido, os professores teriam que “abandonar” as metodologias passivas que tradicionalmente vêm “utilizando”. Diante desse cenário, adota-se, neste trabalho, a prática teórico-metodológica da Clínica da Atividade Docente, que se orienta amplamente por uma perspectiva dialógico-desenvolvimental, inspirada em Bakhtin e Vigotski, e utiliza o método ou a técnica da autoconfrontação, em que, de modo geral, os professores observam imagens de si em ação e são levados a analisar suas atividades, interagindo coletivamente. Por meio desses pressupostos teórico-metodológicos, nós mostramos, neste relato de experiência, com base em um caso clínico concreto, que o mais indicado é buscar ajudar efetivamente os professores a chegar a metodologias ativas mediante a transformação concreta das metodologias passivas que já mobilizam em sala de aula, ao interagirem dialogicamente com os alunos.

Palabras clave : metodologias ativas; prática docente; Clínica da Atividade Docente; formação docente continuada.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )