SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.105Cross-cultural adaptation of the Learning Object Review Instrument for its application in BrazilPersonal reading exercises on textbooks from Brazil and Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

LUZ, Angélica Ramos da  and  BEGO, Amadeu Moura. A invisibilidade de professores supervisores da educação básica: estudo sobre um subprojeto de Química do Pibid. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2024, vol.105, e5805.  Epub Apr 22, 2024. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.105.5805.

Este artigo decorre de uma pesquisa de doutorado e tem como objetivo avaliar de que modo a atuação de professores supervisores se caracteriza na coformação dos bolsistas de iniciação à docência. Para a consecução do objetivo, optou-se pela realização de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram questionário de caracterização e entrevista reflexiva com os participantes. Após a análise da transcrição de áudio, os dados foram agrupados em categorias propostas a posteriori: 1) Domínio do Modelo Topológico de Ensino (MTE); 2) O(A) professor(a) supervisor(a) como coformador(a); e 3) Condicionantes de apoio e suporte. Os resultados apontaram que, durante o desenvolvimento das atividades no subprojeto, a atuação dos professores supervisores de Química não foi efetivamente pautada na coformação dos bolsistas de iniciação à docência. Avaliou-se que o próprio desenho do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência não fornece elementos suficientes que possam contribuir para orientar as instituições de ensino superior participantes a constituírem o professor da educação básica em supervisor, na perspectiva da coformação dos licenciandos. Isso ocorre porque, no atual formato, o Programa não determina ou explicita, em seus documentos oficiais, as atribuições específicas dos professores que atuam como supervisores nem as responsabilidades das instituições de ensino superior para a preparação desses profissionais como coformadores.

Keywords : formação de professores; professores supervisores; Pibid.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )