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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681
Resumo
SA, Ana Paula dos Santos de e LEITE, Carlinda. Exercícios de leitura pessoal em livros escolares do Brasil e de Portugal. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2024, vol.105, e5750. Epub 22-Abr-2024. ISSN 2176-6681. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.105.5750.
O artigo analisa a frequência e o modo como a leitura pessoal é trabalhada no eixo literário de livros escolares do Brasil e de Portugal. O corpus foi constituído por 73 exercícios de compreensão textual pertencentes a dois manuais de Português do 4º ano da escolaridade básica, sendo um exemplar de cada país. A análise, fundamentada na técnica de análise de conteúdo, foi composta pelas etapas de mapeamento e de categorização das amostras, e seus resultados foram discutidos quantitativa e qualitativamente. Os resultados apontam que são pouco frequentes exercícios que solicitam a expressão da subjetividade. Em ambos os casos, são preponderantes atividades de viés pessoal centradas no gosto, na concordância/discordância e na emissão de opinião, sendo raramente propostas questões sobre a identificação/não identificação com o texto. O maior ponto de divergência entre o manual brasileiro e o português diz respeito ao lugar ocupado pelas perguntas pessoais na sequência didática, o que suscitou reflexões sobre as implicações de se promover a expressão da subjetividade antes e/ou após a leitura.
Palavras-chave : ensino de leitura; livros didáticos; leitura subjetiva; literatura..