SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.105A invisibilidade de professores supervisores da educação básica: estudo sobre um subprojeto de Química do PibidNarrativas de estudantes da educação básica sobre o capacitismo e o anticapacitismo presentes nas práticas pedagógicas na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

SA, Ana Paula dos Santos de  e  LEITE, Carlinda. Exercícios de leitura pessoal em livros escolares do Brasil e de Portugal. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2024, vol.105, e5750.  Epub 22-Abr-2024. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.105.5750.

O artigo analisa a frequência e o modo como a leitura pessoal é trabalhada no eixo literário de livros escolares do Brasil e de Portugal. O corpus foi constituído por 73 exercícios de compreensão textual pertencentes a dois manuais de Português do 4º ano da escolaridade básica, sendo um exemplar de cada país. A análise, fundamentada na técnica de análise de conteúdo, foi composta pelas etapas de mapeamento e de categorização das amostras, e seus resultados foram discutidos quantitativa e qualitativamente. Os resultados apontam que são pouco frequentes exercícios que solicitam a expressão da subjetividade. Em ambos os casos, são preponderantes atividades de viés pessoal centradas no gosto, na concordância/discordância e na emissão de opinião, sendo raramente propostas questões sobre a identificação/não identificação com o texto. O maior ponto de divergência entre o manual brasileiro e o português diz respeito ao lugar ocupado pelas perguntas pessoais na sequência didática, o que suscitou reflexões sobre as implicações de se promover a expressão da subjetividade antes e/ou após a leitura.

Palavras-chave : ensino de leitura; livros didáticos; leitura subjetiva; literatura..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )