SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número01Licenciaturas em Santa Catarina: o contexto atualA filosofia da educação na formação dos professores primários paranaenses índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

RIBEIRO, Elizabete Custódio da Silva  e  OLIVEIRA, Terezinha. História da educação na alta idade média: a igreja retratada nos livros didáticos. Roteiro. UNOESC [online]. 2009, vol.34, n.01, pp.21-34. ISSN 2177-6059.

Neste trabalho, partindo do pressuposto de que é essencial à formação humana compreender, sem preconceitos, as diferentes formas de ser e de pensar as relações sociais ao longo da história, propõe-se realizar uma análise das informações encontradas em alguns livros didáticos de 6ª e 7ª séries no que se refere ao medievo, em especial, à Igreja, como instituição. O objetivo é refletir em que medida esses livros têm contribuído para um melhor entendimento desse período histórico e para a formação dos alunos do ensino fundamental. Tendo como fio condutor a própria História, serão utilizadas, além dos livros didáticos, fontes primárias e intérpretes do medievo. A Igreja, que em tais livros é apresentada como sinônimo de tirania que perdurou por toda a Idade Média, foi a responsável por nortear uma sociedade mergulhada no caos deixado pelo esfacelamento do Império Romano, tendo o mérito de salvaguardar o conhecimento. É por esse importante papel desempenhado nos primeiros séculos do medievo que essa instituição precisa ser conhecida.

Palavras-chave : História da Educação; Idade Média; Igreja; Livro Didático.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )