SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número01A filosofia da educação na formação dos professores primários paranaensesA escola como instituição socialmente construída índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

RICARDO, Laurice de Fátima Gobbi  y  OLIVEIRA, Terezinha. História da educação no século XVIII: educação e fisiocracia. Roteiro. UNOESC [online]. 2009, vol.34, n.01, pp.63-78. ISSN 2177-6059.

A proposta, nesta comunicação, é analisar algumas obras de François Quesnay à luz da economia do século XVIII e do contexto sociopolítico traçado pelo Estado da França. Serão verificadas quais foram as medidas ou práticas econômicas e políticas públicas que ele propôs em suas obras, na expectativa de que elas afetassem a educação. Destaca-se, assim, o papel que ele atribuiu à educação para a formação do pensamento, para a divisão da força de trabalho e para a transformação social no período. Com base em autores contemporâneos que se dedicaram a levantar e analisar fatos ocorridos no século XVIII se intentará situá-lo em seu tempo, contextualizar sua participação no processo educativo do homem na sociedade francesa e averiguar se as medidas políticas, econômicas, públicas e educacionais que ele propôs estavam em consonância com esse processo. Em termos mais amplos, procura-se identificar no espaço da história o papel que o homem comum desempenhou ao estabelecimento da política econômica e do processo educativo na França, na época da fisiocracia, uma vez que ele era o responsável pela produção da riqueza nacional.

Palabras clave : Educação; Fisiocracia; François Quesnay.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )