SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número01História da educação no século XVIII: educação e fisiocraciaO planejamento das ações da escola na perspectiva da construção da cidadania índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

GELATI, Fábio Cesar. A escola como instituição socialmente construída. Roteiro. UNOESC [online]. 2009, vol.34, n.01, pp.79-92. ISSN 2177-6059.

Neste artigo objetiva-se participar do diálogo a respeito da natureza da escola, não somente como produtora e reprodutora do conhecimento, mas como espaço de transformação e humanização do homem; discutir o papel e a função da escola na convivência em sociedade; investigar o caráter institucionalizador da escola, onde e como responde às necessidades sociais e de sobrevivência, bem como seu aspecto institucionalizado, os reflexos da produção humana, da cultura socialmente construída, no modo como se faz educação. A partir das reflexões, repensar a escola, a educação; visualizar caminhos pedagógicos para que o espaço escolar contribua, efetivamente, na humanização do homem, para uma habitação e utilização dos recursos da biosfera de forma responsável, sustentável; para que a sociedade, em sua totalidade, compreenda a vida planetária de forma solidária, ética e reencontre a identidade humana planetária; regenere os paradigmas epistemológicos, a fim de que supere a barbárie, a fome, a desigualdade social, o preconceito, a ausência de amor, o ódio.

Palabras clave : Escola; Conhecimento Institucionalizado; Socialização do Indivíduo (Conduta Humana); Ambiente Natural e Humano; Identidade Humana Planetária.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )