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Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

GUHUR, Dominique Michèle Perioto  e  SILVA, Irizelda Martins de Souza e. Educação do campo: primeiras aproximações. Roteiro. UNOESC [online]. 2009, vol.34, n.02, pp.129-144. ISSN 2177-6059.

O presente artigo pretende oferecer uma primeira aproximação com o tema da educação do campo. Identifica quem são os sujeitos do campo, os sujeitos coletivos que os representam e a especificidade da educação do campo. Aborda sua origem e trajetória, na constituição de um movimento nacional que luta por políticas públicas para a Educação. Traz uma amostra da legislação pertinente: o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo e as Escolas Itinerantes. Aborda, finalmente, a pedagogia do movimento, que resultou da reflexão teórica sobre o encontro entre educação e movimentos sociais.

Palavras-chave : Educação do Campo; Movimentos Sociais; Pedagogia do Movimento.

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