SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número02Reforma do Estado e da educação dos anos 1990O ensino superior no Brasil: políticas e dinâmicas da expansão (1991-2004) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

SCHNEIDER, Marilda Pasqual  y  DURLI, Zenilde. Ensino fundamental de nove anos: aspectos legais e didático-pedagógicos. Roteiro. UNOESC [online]. 2009, vol.34, n.02, pp.189-214. ISSN 2177-6059.

O texto trata da ampliação do ensino obrigatório para nove anos de duração, conforme regulamentado pela Lei Federal, exarada pelo Presidente da República, em seis de fevereiro de 2006. Primeiramente, apresenta-se o contexto histórico, no qual a promulgação da referida Lei esteve inserida. Em um segundo momento, analisam-se os documentos exarados pelo MEC no sentido de orientar o processo de implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos e discutem-se posicionamentos de educadores e pesquisadores sobre o tema. Por fim, apontam-se os principais desafios a ser enfrentados pelos sistemas de ensino e pelas escolas de educação básica no sentido de construir coerentemente uma proposta que possa, de fato, promover a melhoria da qualidade educacional brasileira.

Palabras clave : Ensino Fundamental de Nove Anos; Aspectos Político-Legais; Desafios Didático- Pedagógicos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )