SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue02O ensino superior no Brasil: políticas e dinâmicas da expansão (1991-2004)Significações nacionais de expressões locais: educação, mídia e região no Brasil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

STRIEDER, Roque. Depressão e ansiedade em profissionais da educação das regiões da Amerios e da AMEOSC. Roteiro. UNOESC [online]. 2009, vol.34, n.02, pp.243-268. ISSN 2177-6059.

Estudos anteriores evidenciaram a existência de baixa autoestima em profissionais da educação. Esta, aliada ao sentimento de pessimismo, sensação de fracasso, culpa e autodepreciação, torna temeroso o sucesso de ações educacionais. São sentimentos que conduzem a atitudes de indecisão e irritabilidade; podem prejudicar o processo educacional e aprendente. Com o uso de escalas oficiais, da psicologia, propõe-se dimensionar a propensão a sintomas de depressão e ansiedade em professores das regiões da Amerios e da AMEOSC, como forma de contribuir com a tomada de decisões tanto em relação à qualificação quanto de ajuda a ser prestada aos professores. Foram envolvidos na pesquisa, aproximadamente, 20% dos professores da rede estadual e municipal das duas regiões. Eles responderam às questões dos formulários: Inventário de Depressão de Beck (depressão) e Escala de Avaliação de Hamilton (ansiedade). Os resultados mostram que os professores pesquisados da rede estadual apresentam tendências a estados depressivos e de ansiedade superiores aos da rede municipal. Conclui-se que, para além da necessária qualificação profissional, os professores necessitam de outras formas de ajuda, como melhor compreensão do ambiente de trabalho, das formas inter-relacionais da atualidade, das formas de fortalecimento da autoestima e confiança, do reconhecimento humano, social e econômico; também, é importante elaborar estratégias de ação que impeçam a perda da autoestima; por último, reconhece-se que os professores precisam de atenção, ajuda e valorização.

Keywords : Educação; Depressão e Ansiedade; Autoestima e Confiança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )