SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue02Depressão e ansiedade em profissionais da educação das regiões da Amerios e da AMEOSCA virtude moral da justiça em foco: um estudo sobre a compreensão de alunos entre 6 e 7 anos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

LIMA, Maria Érica de Oliveira  and  COSTA, Sebastião Guilherme Albano da. Significações nacionais de expressões locais: educação, mídia e região no Brasil. Roteiro. UNOESC [online]. 2009, vol.34, n.02, pp.269-294. ISSN 2177-6059.

Este artigo está embasado em premissas da modernidade latino-americana. Não obstante, sua ideia principal diz respeito à regularidade de motivos regionais na composição da imaginação nacional surgida com a ascensão dos processos de industrialização e da cultura no Brasil do século XX. Se forem analisadas peculiaridades históricas, tal como o embate entre forças regionais e federais na constituição do estado, os ciclos econômicos que levaram à alternância na hegemonia econômica nacional, ações políticas, etc. se perceberá que a indústria cultural e seu caráter transnacional tiveram uma matéria-prima histórica e já sistematizada pelas Ciências Sociais e reconfigurada pela Comunicação, as quais puderam adaptar os estímulos expressivos regionais aos suportes e às especificidades cognitivas que a caracterizam. Em uma leitura epistemológica e conceitual, apresenta-se o estudo sob o prisma da identidade cultural, localismo, proximidade, regionalização, nacionalização, espacialização e territorialização; o artigo é resultado de uma pesquisa qualitativa, cujos métodos dedutivo, dialético e observacional estão representados nas técnicas de pesquisa bibliográfica e documental.

Keywords : Ciências da Comunicação e Sociais; Território; Espacialização; Identidade Cultural; Proximidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )