SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número01A concepção sociointeracionista no ensino do inglês: o professor e o livro didático índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

HACK, Josias Ricardo  y  NEGRI, Fernanda. Mídia na escola pública: reflexões sobre a docência no contexto contemporâneo. Roteiro. UNOESC [online]. 2010, vol.35, n.01, pp.07-21. ISSN 2177-6059.

O artigo aborda introdutoriamente algumas mudanças que ocorrem no processo comunicacional docente devido à introdução de mídias no processo de ensino e aprendizagem. O referencial teórico encontra-se no campo que permeia a Educação e a Comunicação, com uma análise qualitativa do objeto de estudo. O texto também faz referência aos resultados gerais de uma pesquisa realizada com professores das escolas públicas de ensino fundamental e médio dos municípios catarinenses de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna e propõe uma capacitação para o uso de mídias em sala de aula, que considera a importância de se adaptar as estratégias às peculiaridades humanas, estruturais e culturais. O intuito da capacitação é proporcionar aos professores um espaço para, com qualidade, refletir de forma crítica sobre o uso de mídias na escola pública; desenvolver habilidades instrumentais para potencializar o uso de múltiplas tecnologias.

Palabras clave : Mídia; Sala de Aula; Docência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )