SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número01Comparação entre os sistemas de gestão privados adotados pelos municípios de São José dos Campos e CosmoramaPosições subjetivistas e objetivistas de ciência: a hermenêutica como fundamento da pesquisa qualitativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

LUCCHINI, Marlon Luis. A educação pelo esporte como meio de intervenção socioambiental. Roteiro. UNOESC [online]. 2010, vol.35, n.01, pp.157-174. ISSN 2177-6059.

A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) vem integrando crianças e adolescentes em atividades executadas no Campus universitário e na comunidade por intermédio do Programa Esporte Integral (PEI). O Programa consolidado, alinhado às perspectivas de proteção integral de crianças e adolescentes e de extensão universitária como um meio de qualificação acadêmica, com atividades esportivas pedagogicamente organizadas, desenvolve um serviço de apoio socioeducativo no município de São Leopoldo, RS. Sabe-se que o esporte é uma via fecunda para o desenvolvimento humano, e que surge e evolui no seio da sociedade. A prática esportiva, relacionada à educação integral, ocupa posição de fundamental importância nas atividades desenvolvidas no Programa, uma vez que o esporte educacional é o principal componente pedagógico do PEI, a área da saúde e ambiente tem como finalidade desenvolver ações de educação, prevenção e manutenção da saúde e do ambiente. Há um investimento significativo nessa área no PEI, por meio da elaboração de diferentes projetos desenvolvidos, trabalhos de conclusões e artigos. O Programa é efetivado a partir de ações educativas sistemáticas com os educandos; assistemáticas, voltadas à comunidade; e ações complementares, que garantem o necessário diálogo com a comunidade. Entende-se que a proposta metodológica do PEI somente teria sentido se pudesse contribuir para qualificar a prática pedagógica e promover possíveis mudanças superadoras e qualitativas na educação.

Palabras clave : Educação; Esporte; Ambiente; Saúde.

        · resumen en Español     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )