SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número01A educação pelo esporte como meio de intervenção socioambiental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

RORATTO, João Manoel. Posições subjetivistas e objetivistas de ciência: a hermenêutica como fundamento da pesquisa qualitativa. Roteiro. UNOESC [online]. 2010, vol.35, n.01, pp.175-192. ISSN 2177-6059.

Este trabalho discute aspectos relacionados à evolução recente da ciência, com ênfase no conflito entre posições objetivistas e subjetivistas, até chegar à importância da pesquisa qualitativa na construção do conhecimento científico na atualidade, com base nos variados campos de tradição e linhas de pensamento nas ciências sociais e nas formulações teóricas de Gadamer sobre hermenêutica. Nos estudos de Denzin e Lincoln, analisa-se a relevância da pesquisa qualitativa nos últimos tempos e sua forma metodológica diversificada e peculiar de representar as diferentes realidades que compõem o universo social, bem como as expectativas desse modelo de pesquisa a se afirmar como ciência. Em Gadamer, busca-se entender a construção do processo retórico e hermenêutico como método para compreender e explicar a realidade social, cujas bases ontológicas estão nas ideias originais de Platão sobre discurso e de Aristóteles sobre filosofia prática.

Palabras clave : Ciência Objetiva; Ciência Subjetiva; Pesquisa Qualitativa; Filosofia Prática; Hermenêutica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )