SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número02Um novo olhar sobre o sentido de política nos estudos curriculares.. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

NARDI, Elton Luiz. Descentralização na gestão e autonomia da escola: orientações da Cepal para a reorganização institucional da educação. Roteiro. UNOESC [online]. 2010, vol.35, n.02, pp.205-229. ISSN 2177-6059.

O objetivo deste artigo é discutir as orientações da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal) para a gestão educacional, principalmente as atinentes à descentralização e à autonomia institucional da escola. Por meio do exame de três documentos publicados pela Comissão nas últimas duas décadas são exploradas orientações e realçadas recomendações da Comissão para a transformação da organização e gestão da escola. Sublinha-se que tais orientações e recomendações destacam virtudes do mercado para o alcance das melhorias necessárias à escola pública, bem como a necessidade de reformas no setor educacional dos países da região. Chamando a atenção para o contexto em que a autonomia da escola pública é erigida, conclui-se que as orientações apresentadas pela Cepal em seus documentos, além de destoarem de referenciais que sinalizam a gestão democrática, aguardam alinhamento com a reforma da educação implementada nas últimas décadas no Brasil.

Palavras-chave : Cepal; Gestão Educacional; Descentralização na Gestão; Autonomia da Escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )