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Roteiro

On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

BARREIROS, Débora Raquel Alves  and  FRANGELLA, Rita de Cássia Prazeres. Um novo olhar sobre o sentido de política nos estudos curriculares.. Roteiro. UNOESC [online]. 2010, vol.35, n.02, pp.231-249. ISSN 2177-6059.

Este estudo discute o sentido de política a partir de uma concepção de currículo e política como enunciação, articulação/produção de significados. Sublinhar o caráter discursivo como constitutivo da produção curricular sustenta a afirmação de que o discurso não é representação/manifestação de estruturas que o fundamentam, mas processo articulatório. Para tanto, são apresentados neste estudo o conceito de política e as concepções que balizam suas formulações a partir dessa compreensão, destacando a contribuição de Laclau e Mouffe a partir do exame de categorias centrais - discurso, hegemonia, práticas articulatórias - que, para esses autores, delineiam a perspectiva de política defendida. Nesse sentido, compreende-se o processo de produção da política como prática articulatória e argumenta-se que as análises de políticas curriculares são entendidas como uma ação contingente, conflituosa, discursiva e dialógica, a qual permite aos sujeitos assumir posições dentro dos discursos identitários, em um universo democrático-pluralista, completo de lutas e negociações.

Keywords : Políticas Curriculares; Discurso; Práticas Articulatórias.

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