SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número02Descentralização na gestão e autonomia da escola: orientações da Cepal para a reorganização institucional da educaçãoA educação como um direito: o desafio da qualidade em uma experiência de escola pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

BARREIROS, Débora Raquel Alves  e  FRANGELLA, Rita de Cássia Prazeres. Um novo olhar sobre o sentido de política nos estudos curriculares.. Roteiro. UNOESC [online]. 2010, vol.35, n.02, pp.231-249. ISSN 2177-6059.

Este estudo discute o sentido de política a partir de uma concepção de currículo e política como enunciação, articulação/produção de significados. Sublinhar o caráter discursivo como constitutivo da produção curricular sustenta a afirmação de que o discurso não é representação/manifestação de estruturas que o fundamentam, mas processo articulatório. Para tanto, são apresentados neste estudo o conceito de política e as concepções que balizam suas formulações a partir dessa compreensão, destacando a contribuição de Laclau e Mouffe a partir do exame de categorias centrais - discurso, hegemonia, práticas articulatórias - que, para esses autores, delineiam a perspectiva de política defendida. Nesse sentido, compreende-se o processo de produção da política como prática articulatória e argumenta-se que as análises de políticas curriculares são entendidas como uma ação contingente, conflituosa, discursiva e dialógica, a qual permite aos sujeitos assumir posições dentro dos discursos identitários, em um universo democrático-pluralista, completo de lutas e negociações.

Palavras-chave : Políticas Curriculares; Discurso; Práticas Articulatórias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )