SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número02A educação como um direito: o desafio da qualidade em uma experiência de escola públicaAluno sujeito da avaliação: conselho de classe participativo como instância de reflexão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

SANTOS, Silvio Carlos dos; PERIPOLLI, Arlei; OLIVEIRA, Marilu Palma de  e  FREITAS, Soraia Napoleão. Políticas Públicas, educação inclusiva e Mundo imperial: um intervir possível sobre a produção do conhecimento. Roteiro. UNOESC [online]. 2010, vol.35, n.02, pp.269-297. ISSN 2177-6059.

O presente artigo, resultado de pesquisa bibliográfica, quer problematizar as inter-relações possíveis entre as políticas públicas voltadas à educação inclusiva e o Mundo Imperial emergente, os quais se encontram mergulhados no mal-estar e desassossego do processo de globalização da sociedade que Hardt e Negri desvelam. Pretende trazer (re)significações para uma ação/reflexão/ação pedagógica de maneira a oportunizar formas de autoconhecimento no espaço escolar inclusivo, (re)pensando novas intervenções frente a todos os alunos, ou seja, onde a representação do professor, a escola como espaço de acolhimento à diversidade e o currículo sejam conjecturados a partir da legislação vigente. Enfim, a educação inclusiva compõe um novo paradigma embasado nos direitos humanos, que une igualdade e diferença como valores indissociáveis, progredindo quanto à equidade formal; (re)conhecendo que as dificuldades experienciadas nos sistemas de ensino ratificam a necessidade de confrontar as práticas segregacionistas, criando alternativas para superá-las por meio de políticas públicas promotoras de uma educação de qualidade para todos.

Palavras-chave : Mundo Imperial; Educação Inclusiva; Professor/Aluno; Políticas Públicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )