SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número02Políticas Públicas, educação inclusiva e Mundo imperial: um intervir possível sobre a produção do conhecimentoPolíticas de Educação de Jovens e Adultos e seus resultados: o caso do Paraná índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

SANTOS, Almir Paulo dos. Aluno sujeito da avaliação: conselho de classe participativo como instância de reflexão. Roteiro. UNOESC [online]. 2010, vol.35, n.02, pp.299-317. ISSN 2177-6059.

O trabalho discute políticas públicas e gestão da educação no âmbito das avaliações. É nesse contexto da prática avaliativa que as políticas estão sujeitas à interpretações e recriações, produzindo efeitos e conseqüências. O objetivo é aproximar o aluno das avaliações escolares, como sujeito da educação na construção de novos saberes. A reflexão dos sujeitos envolvidos como intencionalidade subjetiva fornecerá novas perspectivas para o ensino e aprendizagem, valorizando um pensar crítico e criativo. A avaliação apresenta-se na perspectiva do olhar para o desconhecido, para as dificuldades, impulsionando os sujeitos à pesquisa e a qualificação intelectual. O conselho de classe participativo torna-se uma ferramenta necessária na reflexão dos índices alcançados nas avaliações, proporcionando alternativas de aproximar a comunidade escolar da sociedade.

Palavras-chave : Políticas Públicas; Avaliação; Aluno; Conselho de Classe e Gestão da Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )