SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número02Aluno sujeito da avaliação: conselho de classe participativo como instância de reflexãoProblematização e pesquisa no ensino fundamental: critérios e interrogações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

CORREIA, Jorge Luiz  e  BARROS, Angela Mara. Políticas de Educação de Jovens e Adultos e seus resultados: o caso do Paraná. Roteiro. UNOESC [online]. 2010, vol.35, n.02, pp.319-341. ISSN 2177-6059.

As políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos, no Paraná, no período de 1995 a 2002, constituem o objeto deste artigo. O objetivo posto é refletir a respeito dos resultados das referidas políticas educacionais a partir da apresentação das ações e estratégias implementadas para sua efetivação. Para análise do objeto utiliza-se uma abordagem histórica, relacionando a problemática com os determinantes históricos e sociais do desenvolvimento do capitalismo. Evidencia-se que as políticas colocadas em prática para a EJA, no estado, resultaram na ampliação do atendimento e em altos índices de conclusão, por meio de mecanismos de descentralização e aceleração da certificação. Conclui-se que tais políticas estiveram em sintonia com as diretrizes mais gerais da reforma educacional e ampliaram o horizonte da universalização da educação básica.

Palavras-chave : Educação de Jovens e Adultos; Políticas Educacionais; Descentralização; Certificação da Educação Básica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )