SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número02Políticas de Educação de Jovens e Adultos e seus resultados: o caso do ParanáEscola, nação, patriotismo: inspeção escolar e promoção da cultura cívica nas escolas primárias de Santa Catarina (1900 - 1930) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

CARDOSO, Eloir Fátima Mondardo  e  PEREIRA, Antonio Serafim. Problematização e pesquisa no ensino fundamental: critérios e interrogações. Roteiro. UNOESC [online]. 2010, vol.35, n.02, pp.343-361. ISSN 2177-6059.

O presente trabalho constitui a síntese preliminar dos critérios que o Grupo pesquisa-formação (GPF) do Colégio de Aplicação (CAP) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), em suas discussões, selecionou como pressupostos do Ensino por Problematização e Pesquisa (EPP), acompanhados de análise crítica das condições profissionais e sociais oferecidas aos alunos como prática inovadora. Seu propósito não se limita em um simples relato desses pressupostos, mas se amplia na crítica a respeito dos desafios a se enfrentar diante das questões problemáticas decorrentes da problematização e da pesquisa no currículo escolar como princípios orientadores. No processo de síntese várias interrogações emergiram, entre elas: como garantirmos o EPP, nas atuais condições objetivas do trabalho docente se sobre nós pesa uma forte carga de reprodução e importação do conhecimento, a qual nos torna divulgadores acríticos dos conhecimentos históricos? Que nossos leitores compartilhem conosco suas significações para levantarmos explicações que nos ajudem a transformar nossas perguntas em respostas-ação!

Palavras-chave : Ensino; Problematização; Pesquisa; Critérios e Interrogações.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )