SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01Leitura e compreensão do mundo na educação básica: o ensino de história e a utilização de diferentes linguagens em sala de aula“Você sabe o que é sexualidade?” - Relato de experiência de oficinas de educação sexual na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

SEHNEM, Alyne  e  MACKE, Janaina. Avaliação do capital social no ambiente universitário: uma experiência no extremo-oeste catarinense. Roteiro. UNOESC [online]. 2011, vol.36, n.01, pp.81-104. ISSN 2177-6059.

O conceito de capital social relacionado com o desenvolvimento econômico de regiões e países começou a ganhar importância na década de 1990. Apesar disso, sua mensuração ainda enfrenta algumas dificuldades por necessitar de uma combinação de medidas estatísticas para encontrar resultados fidedignos com a realidade da comunidade analisada. Este estudo teve como objetivo avaliar o nível de capital social em estudantes universitários de uma Instituição de Ensino Superior, com os cursos superiores de Administração e Agronomia em três municípios do Extremo-Oeste catarinense: Maravilha, São José do Cedro e São Miguel do Oeste. Foi utilizada como base a pesquisa bibliográfica fundamentada nos estudos de Macke (2006), Sarate e Macke (2007), no modelo desenvolvido por Onyx e Bullen (2000) e no método descritivo. Foram utilizadas as ferramentas estatísticas de análise descritiva, fatorial, de regressão e de variância, com o auxílio do software Statistical Package for the Social Science (SPSS). A análise das descobertas da pesquisa considerou os aspectos socioculturais da região em estudo e procurou, assim, construir relações alinhadas às especificidades e às forças endógenas do local.

Palavras-chave : Capital Social; Comunidade; Survey; Desenvolvimento Local.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )