SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01O curso de pedagogia da Unoesc em tela: concepção dos docentes e dos egressosPolíticas públicas para a juventude na perspectiva neoliberal: a centralidade da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

ORTH, Miguel Alfredo  e  PAULY, Evaldo Luis. História recente da formação de professores no Brasil: algumas ações instrumentais e estratégicas da política educacional. Roteiro. UNOESC [online]. 2011, vol.36, n.01, pp.147-166. ISSN 2177-6059.

O presente artigo analisa a legislação brasileira que fornece a base legal das políticas de formação de professores a partir da teoria do mundo sistêmico de Habermas. Demonstra como essa legislação é fruto de tramas, interesses e acordos normativos, e como se encontra permeada de contradições. Assim, é possível inferir como os diferentes cursos de licenciatura buscam colocar em prática tal legislação. Por outro lado, há de se ter a consciência de que, para transformar esses dispositivos legais em metas para alcançar fins concretos, faz-se necessário imbuir os currículos e programas dos diferentes cursos de formação dos próprios dispositivos legais.

Palavras-chave : Política de Formação de Educadores; Políticas Públicas; Mundo Sistêmico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )