SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número02O lugar do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave) na busca pela qualidade da educação no BrasilEducação de qualidade: um “bem” a ser definido índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

TORRES, Leonor Lima  e  PALHARES, José Augusto. A excelência escolar na escola pública portuguesa: actores, experiências e transições. Roteiro. UNOESC [online]. 2011, vol.36, n.02, pp.225-246. ISSN 2177-6059.

Integrada em um trabalho de investigação mais vasto sobre as dimensões culturais e simbólicas das organizações educativas, este artigo pretende explorar algumas vertentes da excelência escolar, tomando o sucesso académico como um indicador de partida. A partir de um estudo de caso em curso em uma escola secundária do norte de Portugal, caracteriza-se, num primeiro momento, o universo dos estudantes que nos últimos sete anos têm figurado no quadro de excelência desta escola, cuja média dos resultados escolares se tem situado em valores iguais ou superiores a 18 valores, em uma escala de 0 a 20 valores. Após a caracterização do perfil sociográfico de cerca de 350 “alunos excelentes”, a abordagem evolui para a análise das trajectórias escolares por via da localização destes estudantes no par instituição/curso do ensino superior. Por fim, dá-se conta dos resultados obtidos pela administração de um inquérito por questionário ao universo dos alunos laureados desde o ano lectivo de 2003-2004, com o propósito de explorar o percurso e a experiência de excelência escolar, construída na escola e para além dela, mobilizando para o efeito o capital teórico da sociologia da educação e os contributos das abordagens culturais da escola.

Palavras-chave : Excelência Académica; Percurso Escolar; Cultura Escolar; Educação não Formal.

        · resumo em Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )