SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número02Educação de qualidade: um “bem” a ser definidoO Plano de Ações Articuladas (PAR) e sua implementação no contexto federativo brasileiro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

FISCHER, Adriana. Ser professor na educação básica: letramentos em construção em um curso de letras. Roteiro. UNOESC [online]. 2011, vol.36, n.02, pp.267-292. ISSN 2177-6059.

O objetivo deste trabalho é caracterizar como ocorre a constituição letrada de alunos de Letras quando assumem a posição de professores da Educação Básica. Para responder a este objetivo, são analisados movimentos dialógicos desses alunos em eventos de letramento acadêmico nomeados como identitários. Nestes, os alunos universitários são posicionados como professores em práticas que envolvem leitura e a produção escrita. Para melhor situar os sentidos desses movimentos, são analisados os motivos pelos quais eles optaram pelo Curso de Letras. A perspectiva sociocultural dos letramentos orienta as discussões dos dados coletados mediante o acompanhamento longitudinal dos sujeitos da pesquisa em duas disciplinas do primeiro ano do curso. Os resultados indicam que as escolhas no projeto didático do professor universitário dessas disciplinas, bem como a possibilidade de os alunos se posicionarem como corresponsáveis em eventos destinados ao ensino-aprendizagem da língua, são fatores determinantes na constituição letrada deles quando na posição de professores da Educação Básica.

Palabras clave : Curso de Letras; Letramentos; Eventos Identitários; Formação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )