SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número02Avaliação por competência no ensino médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

HELAL, Igor; RIBEIRO, Tiago  e  SAMPAIO, Carmen Sanches. Para uma educação outra: formação permanente, pistas e indícios a partir de fotografias docentes. Roteiro. UNOESC [online]. 2011, vol.36, n.02, pp.315-334. ISSN 2177-6059.

Este texto alinhava algumas reflexões sobre formação docente tendo como pano de fundo a noção de professora-pesquisadora (ESTEBAN; ZACCUR, 2002). Na discussão engendrada, privilegiamos as fotografias docentes (HELAL, 2011) - fotografias que os professores/as produzem da própria prática. Nesse sentido, a pesquisa aqui socializada tem como objetivos principais: i) investigar saberes e fazeres alfabetizadores mediante fotografias docentes narradas em diferentes espaços de formação; ii) identificar se o processo de fotografar a prática pedagógica/ alfabetizadora contribui para a formação do(a) professor(a) como pesquisador(a) da própria prática. A opção teórico-epistemológica e política assumida nessa investigação- formação se inscreve na perspectiva da investigação narrativa (CONNELLY; CLANDININ, 1995) e nos Estudos com o(s) cotidiano(s) (GARCIA, 2003; OLIVEIRA; ALVES, 2002). A partir da leitura de imagens, tendo como referência o paradigma indiciário (GINZBURG, 1989), discutimos perspectivas de alfabetização, enredadas e potencializadas no(s) cotidiano(s) da(s) sala(s) de aula. Em nossa ação investigativa, as fotografias docentes, socializadas pelos professores e professoras, têm contribuído para a desinvibilização de saberes e fazeres alfabetizadores, além de permitirem à professora (e professor) (re)pensar e (re)visitar a própria prática - revelam, ainda, a complexidade constitutiva do percurso da investigação, abrindo possibilidades para pensarmos modos outros de fazer pesquisa com o cotidiano; lendo imagens, conversando com elas e com seus autores, ao mesmo tempo que nos complicamos com e em espaços de formação docente.

Palavras-chave : Formação de Professore(a)s; Fotografias Docentes; Alfabetização; Cotidiano Escolar; Professora-Pesquisadora.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )