SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número02Para uma educação outra: formação permanente, pistas e indícios a partir de fotografias docentesTrabalho e educação: o ensino profissional e o desenvolvimento rural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

OLIVEIRA, Adriana Pires de; MOURAO, Maria das Graças Mota  e  MACIEL, Renata Cordeiro. Avaliação por competência no ensino médio. Roteiro. UNOESC [online]. 2011, vol.36, n.02, pp.335-346. ISSN 2177-6059.

O presente estudo objetivou analisar a avaliação por competências a partir da percepção dos professores do ensino médio no processo educativo. Trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo. Utilizou-se como procedimento metodológico a análise documental das atividades avaliativas de dez professores de uma escola pública de ensino médio de Montes Claros, MG. Para isso, desenhou-se um roteiro definindo três eixos: cognitivo, procedimental e comportamental/ afetivo, tomando por base as matrizes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As análises fundamentam-se nas contribuições teóricas de Depresbiteris (1989); Hoffman (2002); Luckesi (2000); Perrenoud (1999); Rabelo (1998) e Sant’anna (1995). A discussão busca favorecer o entendimento do aluno enquanto sujeito histórico-social capaz de conduzir o seu processo de aprendizagem, desde que orientados e estimulados pelos professores. Os resultados evidenciaram que os professores, em sua maioria, utilizam instrumentos avaliativos coerentes com esse tipo de avaliação, embora haja, ainda, resquícios tradicionais em suas práticas avaliativas.

Palavras-chave : Avaliação por Competências; Professores; Instrumentos Avaliativos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )