SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número01Transições para a literacia dominante: perspectivas de coordenadores de centros de educação e formação de adultosArquivar a vida: uma possibilidade para o ensino de história índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira; CRUZ, Fatima Maria Leite  e  ALVES, Iane Maria. O que dizem os pais sobre o ensino e a aprendizagem de matemática em escolas rurais. Roteiro. UNOESC [online]. 2012, vol.37, n.01, pp.23-50. ISSN 2177-6059.

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que focou a perspectiva dos pais sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas rurais do Agreste de Pernambuco. O estudo se insere no debate sobre a reconceptualização do que se compreende como rural, cujos estereótipos que ainda persistem estão associados a um lugar atrasado, de pessoas ignorantes e com dificuldades financeiras, a despeito das mudanças que ocorreram em diversas áreas rurais do Brasil. O texto discute dados da pesquisa relacionados a entrevistas com pais e/ou responsáveis por alunos de duas escolas municipais. A apresentação das análises dos dados é permeada por extratos das falas dos participantes, os quais expressaram as compreensões que têm dos recursos vinculados à Matemática escolar e seus usos em situações cotidianas. As análises sugerem ambivalências nas falas dos participantes; por um lado, os pais consideraram as aprendizagens, a partir de uma variedade de recursos materiais, humanos e culturais, e, por outro, prevaleceram concepções tradicionais do que sejam o ensino e a aprendizagem de Matemática.

Palavras-chave : Educação Matemática; Escolas Rurais; Relações Família e Escola; Educação do Campo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )