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Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

DURLI, Zenilde  e  BRASIL, Marizete Rossana Aparecida. Ambiente e espaço na educação infantil: concepção nos documentos oficiais. Roteiro. UNOESC [online]. 2012, vol.37, n.01, pp.111-126. ISSN 2177-6059.

O trabalho apresenta estudo sobre a questão do espaço pedagógico na educação infantil. A análise incide sobre os Subsídios para Credenciamento e Funcionamento de Instituições de Educação Infantil - volume II de 1998, os Referenciais Curriculares para a Educação Infantil de 1998 e os Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil de 2006 que compõe o corpus documental da investigação. Busca compreender, por meio da análise de conteúdo, a concepção de espaço e ambiente nessas publicações oficiais dedicadas à educação infantil. Os resultados da pesquisa evidenciam que nos documentos oficiais os conceitos de espaço e ambiente são tratados como sinônimos, contrariando as produções teóricas sobre a temática e dificultando o entendimento por parte do professor sobre as especificidades de cada um deles e suas implicações no trabalho pedagógico desenvolvido nas instituições de educação infantil.

Palavras-chave : Educação Infantil; Espaço; Ambiente; Espaço Pedagógico; Políticas Públicas.

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