SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número01Ambiente e espaço na educação infantil: concepção nos documentos oficiaisAnálise do eixo temático gestão educacional do plano de ações articuladas no nordeste do Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

VAZ, Halana Garcez Borowsky; LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira  y  SILVA, Diaine Susara Garcez da. A dimensão colaborativa no movimento de ensinar, aprender e formar-se professor que ensina matemática. Roteiro. UNOESC [online]. 2012, vol.37, n.01, pp.127-146. ISSN 2177-6059.

A preocupação com o ensino e a aprendizagem da Matemática bem como a formação de professores envolvidos nos processos educativos relativos a essa disciplina motivou a criação de um grupo que desenvolve projetos de pesquisa e extensão, entre os quais o Clube de Matemática, que se desencadeia em uma Escola de Educação Básica na dimensão colaborativa e conta com a participação de professores e futuros professores. Buscando compreender em que medida a participação dos sujeitos envolvidos neste projeto contribui com a sua formação, foi desenvolvida uma pesquisa da qual é apresentado neste artigo um recorte, que tem como principal objetivo investigar como professores e futuros professores percebem sua inserção no Clube de Matemática, em relação à sua aprendizagem da docência. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com a professora regente da turma na qual é desencadeado o projeto e com duas estudantes de Pedagogia que participam do seu desenvolvimento. A análise destes dados permitiu verificar que estas associam aspectos relativos à aprendizagem da docência à sua inserção no projeto, em especial no processo de planejamento e na interação entre os diversos componentes do grupo de trabalho; o que nos leva a compreender a dimensão colaborativa como uma possibilidade de encaminhamento de processos educativos os quais oportunizam a aprendizagem da docência.

Palabras clave : Formação de Professores; Aprendizagem da Docência; Dimensão Colaborativa; Clube de Matemática; Educação Matemática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )